sábado, 30 de agosto de 2008

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS E O ALIENISTA SÃO LANÇADOS EM CORDEL

A editora Nova Alexandria lançou mais dois títulos da Coleção Clássicos em Cordel, O Alienista e Memórias Póstumas de Brás Cubas ambos adaptados pelos poetas Rouxinol do Rinaré e Varneci Nascimento, numa justa homenagem ao escritor Machado de Assis. Os livros já podem ser adquiridos nas livrarias e na própria editora. No dia 29 de setembro haverá lançamento oficial no Auditório da PUC-SP, Prédio Novo, Sala 239. Na ocasião também será lançada a Revista Cultura Crítica em homenagem ao mesmo escritor. Mais informações:
Editora Nova Alexandria
http://www.novaalexandria.com.br/
novaalexandria@novaalexandria.com.br
(11) 6215-6252

terça-feira, 12 de agosto de 2008

MARCO HAURÉLIO NO CORDEL NA CORTEZ

Dia 29 de agosto, às 19:00, o poeta Marco Haurélio estará ministrando na Cortez a palestra A Literatura de Cordel: do Sertão à Sala de Aula. Na oportunidade, o poeta apresentará matrizes de xilogravura de José Costa Leite e Enéias Tavares dos Santos e desenhos originais de Sérgio Lima e Eugenio Colonnese. Haverá também uma exposição de folhetos, de diferentes épocas, inclusive um manuscrito da História de Zezinho e Mariquinha, datado da década de 1920. Acompanharemos a trajetória de cordel, a partir de Leandro Gomes de Barros, pioneiro no gênero, até os dias de hoje. Entre os recursos disponíveis, o livro Acorda Cordel na sala de Aula, do poeta e estudioso do tema, Arievaldo Viana, e o folheto O Cordel: Seus Valores, Sua História, de João Gomes de Sá e Marco Haurélio, e a revista Cultura Crítica, publicada pela APROPUC, com edição integral voltada à literatura de cordel.
Na oportunidade, serão lançados os folhetos de sua autoria: Traquinagens de João Grilo e A Maldição das Sandálias do Sovina Abu Kasem (Ed. Tupynanquim).
Marco Haurélio é poeta e estudioso da literatura de cordel. Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, coordena, pela editora Nova Alexandria, a Coleção Clássicos em Cordel. Tem vários títulos editados, entre eles, Presepadas de Chicó e Astúcias de João Grilo e Os Três Conselhos Sagrados.
Local: Livraria CortezRua: Bartira, 317 – Perdizes – São Paulo – SPFone: (11) 3873-7111 - Fax: (11) 3875-4949 E-mail:

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

REVISTA CULTURA CRÍTICA EM EDIÇÃO DEDICADA AO CORDEL

A revista CULTURA CRÍTICA, da APROPUC (Associação dos professores da PUC) de São Paulo, acaba de ser lançada numa edição inteiramente dedicada à literatura de cordel. A poesia popular do Nordeste é vista de vários ângulos por estudiosos como Roberto Benjamin, Edilene Matos, Martine Kunz, Sylvie Debs, Vilma Quintela e Gilmar de Carvalho, além dos poetas Arievaldo Viana, Aderaldo Luciano, Fanka santos e Marco Haurélio. Quatro artigos foram dedicados a Leandro Gomes de Barros, evidência do prestígio do "Rei da Literatura de Cordel". O lançamento oficial, entretanto, será no dia 20 de agosto no TUCA Arena da PUC, com a presença de cordelistas e demais artistas populares. Acesse o blog do Marco Haurélio.
http://fotolog.terra.com.br/marcohaurelio

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

EU QUASE FUI ABORTADO

A lei do mais forte, sendo
Praticada, é um horto.
Nela o forte viverá,
O mais fraco será morto;
Age assim o ser humano
Quando pratica um aborto.

Porque mata quem não pode
Ainda se defender,
Faz isso por egoísmo,
Afirmando não querer
O resultado do sexo
Feito com tanto prazer.

“Ninguém engravida só,”
Todo mundo sabe e diz
E, a não ser por estupro,
Quem transou foi porque quis
E a criança se torna
Resultado do que fiz.

Por isso, quero contar
Ao mundo a minha história
Para o leitor entender
Minha simples trajetória
Marcada por rejeição,
Incompreensão, inglória.

Nesse cordel o poeta da voz ao jovem que foi quase abortado para contar o que sentia quando sua mãe com palavras duras, ainda em seu ventre, o rejeitava. O cordel foi editado pela Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família — PROVIDAFAMÍLIA e quem quiser saber mais informações a respeito do mesmo favor entrar em contato com:
mailto:vieirahl@terra.com.br
mailto:provida@providafamilia.org
Telefone: [55] (61) 3224-9692
Por carta
Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família — PROVIDAFAMÍLIA
SQS 203, Bloco C Ap. 204
70233-030 - Brasília, DF