domingo, 29 de agosto de 2010

CIDADE TIRADENTES RECEBE POETAS DA CARAVANA DO CORDEL


Foi por ocasião do lançamento do cordel JOÃO GRILO, UM PRESEPEIRO NO PALÁCIO, de autoria de Pedro Monteiro.

O evento contou, além da presença de bom público, com participação de alguns poetas, atores e cantadores que compõem a Caravana do Cordel.

Destacamos o notável apoio do ator e diretor teatral Zé Mauricio além de Gregório Nicoló, (Editora Luzeiro), João Mendes, Varneci Nascimento, João Gomes de Sá e Aldy Carvalho (Poetas). O Caravaneiro ator Pedro Cosmos teve importante participação neste evento, interpretando o texto “Me enganei com a minha noiva” de autoria de Luiz Campos. Mais uma vez ficou provado que o cordel é um estilo de vida.

sábado, 28 de agosto de 2010

CARAVANA DO CORDEL PARTICIPA DE SARAU EM SÃO BERNARDO DO CAMPO


Organizado pelo poeta Moreira de Acopiara, membro da Caravana do Cordel, este grupo participou no último dia 27 de um sarau na Biblioteca Monteiro Lobato, juntamente com outros bardos da cidade. O evento foi recheado de poesia, música e causos. A Caravana vem se destacando pelo trabalho itinerante que tem feito em toda a cidade de São Paulo e até em outros estados, pois “o cordel é um estilo de vida”, e por isso, a Caravana quer transformar o mundo, “em um mundo de cordel para todo mundo”.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CIDADE TIRADENTES RECEBE POETAS E CANTADORES DA CARAVANA DO CORDEL



SERÁ NO LANÇAMENTO DO FOLHETO JOÃO GRILO, UM PRESEPEIRO NO PALÁCIO, DE AUTORIA DE PEDRO MONTEIRO

O evento será no próximo sábado dia 28 de Agosto as 15:00h na AÇÃO COMUNITÁRIA SENHOR SANTO CRISTO – Rua Sto. Rizzo, 120 - Cidade Tiradentes, e traz na garupa grandes poetas, Cantadores e fazedores da arte popular. Teremos recitação, música e exposição de folhetos, e a sua presença, é claro!
Venha juntar-se a gente bonita e inteligente!

sábado, 21 de agosto de 2010

CARAVANA DO CORDEL PARTICIPA DA 6ª ORQUIVÁRZEA EM VÁRZEA PAULISTA


Acontece de 20 a 23 de agosto na cidade de Várzea Paulista a 6ª Orquivárzea que é a Exposição das mais belas orquídeas do Brasil e muita música em um espaço para toda a família. A convite do cantor, poeta e declamador Eufra Modesto, a Caravana do Cordel, se apresentou neste grandioso evento, levando poesia e música, através dos seus membros. Foi uma festa super legal, onde tivemos a oportunidade de mostrar a grande potencialidade do cordel. Se apresentaram cantores e poetas tais como: Luiz Wilson, Cacá Lopes (com sua filha Rafaela), Moreira de Acopiara, Aldy Carvalho (acompanhado pelo “Bá”), João Gomes de Sá, Jackson Ricarte, Pedro Monteiro e eu, além do anfitrião Eufra Modesto contando belos causos. Estava presente no evento o Gregório Nicoló grande entusiasta da Caravana do cordel e diretor da Editora Luzeiro.

sábado, 14 de agosto de 2010

CARAVANA DO CORDEL RECEBE POETAS BAIANOS



Antônio Barreto, poeta baiano, participou brilhantemente do Encontro da Caravana do Cordel na Belmonte, no último dia 14/08. Professor que tem levado essa literatura as escolas de Salvador e também no interior do Estado. Estava também presente no evento Rita acompanhando o poeta. Barreto recitou, tocou gaita, enfim mostrou o que é possível fazer com o cordel.
Franklin Maxado recitou, teatralizou, pulou e caiu no chão, tudo para mostrar a versatilidade do cordel, que é realmente “um estilo de vida”. Esse poeta foi um dos primeiros a levar o cordel em São Paulo a vários recantos da cidade. Radicado atualmente em Feira de Santana, Maxado tem feito do cordel uma arma poderosa na divulgação dos valores regionais e nacionais.
Obrigado pela presença dos dois ilustres poetas, vocês fizeram a Caravana do Cordel ficar ainda mais bonita.
Outro destaque do evento foi o lançamento do livro AS BABUCHAS DE ABU KASEM do poeta Marco Haurélio, pela editora Conhecimento, dirigida pelo Flávio Martins que prestigiou todo evento.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

FRANKLIN MAXADO E ANTÔNIO BARRETO PARTICIPAM DA CARAVANA DO CORDEL


Neste sábado, o evento da Caravana do Cordel, na Belmonte, que começará a partir das 16 horas contará com duas presenças ilustres que vieram da Bahia participar da Bienal do Livro e vão festejar conosco, participando da Caravana do Cordel. Franklin Maxado radicado em Feira de Santana e Barreto em Salvador são dois poetas engajados que buscam divulgar o cordel em todos os cantos. Desde já nos sentimos honrados com a presença de vocês.

Nesse evento Marco Haurélio lancará o livro AS BABUCHAS DE ABU KASEM.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

DAS FEIRAS PARA A LIVRARIA



Adriana Del Ré



Das feiras populares nordestinas às livrarias. Esse tem sido uma travessia cada vez mais comum para o cordel, gênero literário genuinamente brasileiro. Vindo da tradição oral e, depois, publicado como folheto a preços baixos, esse tipo de poesia popular passou a ser editado no formato de livros, sobretudo nas adaptações de clássicos mundiais. O mercado editorial interessado nesse filão acaba de ganhar reforço: a nova coleção Contos em Cordel, da Panda Books, que inicia suas atividades com dois títulos: Branca de Neve, dos Irmãos Grimm, e O Pequeno Polegar, de Charles Perrault.
Nesta primeira edição, cada um deles foi lançado com tiragem de 3 mil exemplares. As adaptações dos dois clássicos para o cordel são de autoria de Varneci Nascimento e as ilustrações , de Rogério Coelho (O Pequeno Polegar) e Andrea Ebert (Branca de Neve). “Nossa ideia é lançar dois livros por ano”, diz Varneci. Estudioso dessa literatura, ele é autor de mais de 200 obras em cordel, das quais 52 já foram publicadas no formato de livros ou folhetos.
Além disso, ele também presta consultoria à tradicional Editora Luzeiro, baseada em São Paulo e há 60 anos especializada na publicação de folhetos de cordel. “Decidimos mexer no nosso catálogo para valorizar essa cultura”, diz Tatiana Fulas, coordenadora editorial da Panda Books. Segundo ela, a coleção tem como alvo o público infanto-juvenil, a partir dos 9 anos, como ferramenta para auxiliar nessa fase importante de formação de leitores. “O professor pode trabalhar esse material rico com os alunos, comparando a narrativa com a poesia”, sugere a coordenadora da Panda.
Aliás, o fato de o cordel ter sido recomendado dentro das salas de aula pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, do MEC, fez com que as editoras investissem ainda mais nas próprias coleções do gênero. “No ano passado, só para a rede pública de ensino, vendemos cerca de 26 mil exemplares de cada um de três títulos, que são adaptações de A Megera Domada, O Corcunda de Notre-Dame e Os Miseráveis”, afirma Marco Haurélio, que já trabalhou na Luzeiro e atualmente coordena a coleção Clássicos em Cordel, da Editora Nova Alexandria.
“O cordel publicado em livro ainda causa estranhamento, porque alguns pesquisadores o relacionam com folhetos. Mas a literatura, como um todo, precisa acompanhar a evolução. Podemos manter o pé na vanguarda, sem abandonar a tradição”, diz.
Há quem diga que o cordel tenha nascido no Brasil, sem qualquer herança externa, como defende Varneci Nascimento. Outro pesquisador do assunto, Haurélio também defende essa legitimidade nacional do gênero, mas acredita que haja matrizes longínquas em lugares como Europa e África. “O cordel nasceu na Paraíba, no final do século 19. Um dos nossos primeiros cordelistas – senão o primeiro – foi Leandro Gomes de Barros. Ele criou todos os temas trabalhados até hoje”, conta Haurélio.
Importante editora cearense especializada em cordel, a IMEPH começou a atuar fortemente no mercado editorial a partir de 2005. “De 70% a 80% dos títulos que editamos é em formato de cordel”, diz Lucinda Marques de Azevedo, sócia da editora. Atualmente, a rede de ensino pública é uma das principais parceiras da empresa. “A venda em livrarias ainda é muito pequena. Nos últimos 3 anos, o total de títulos vendidos em cordel chega próximo a 200 mil exemplares”, diz ela.
“Entre 2007 e 2008, vendemos 98 mil livros para o projeto Alfabetização de Jovens e Adultos, do MEC”. A editora, que está se consolidando no Nordeste, quer expandir. “Nossa ideia é conseguir distribuidores para ampliar a possibilidade de mercado para nós. Estaremos em São Paulo, para participar da Bienal do Livro”, diz.



Fonte: http://blogs.estadao.com.br/jt-variedades/das-feiras-para-a-livraria/


terça-feira, 10 de agosto de 2010

CARAVANA DO CORDEL RETORNA A BELMONTE


O Mundo do Cordel para Todo Mundo!

Com lançamento de Livros, música, cantoria, recital de cordel e de poesia matuta.

Feira de Cordel e Exposição de Xilogravuras.

O Movimento-Escola Itinerante Caravana do Cordel formado por Professores, Poetas Cordelistas, Cantadores, Declamadores, Músicos, Atores, Repentistas, Xilógrafos e Folcloristas, aporta na Zona Sul de São Paulo/SP.

Local: Biblioteca Belmonte

Rua Paulo Eiró com a Mário Lopes Leão – Praça Floriano Peixoto – Metrô Largo Treze - Santo Amaro
Horário: 16h00 - 14/08/2010

Será motivo de muita honra e alegria contar com a sua presença!

Venha com todos os amigos e familiares!

Confirme sua presença: varnecicordel@yahoo.com.br


segunda-feira, 9 de agosto de 2010

CORDEL ENCANTA APRESENTADORA SOLANGE FRAZÃO








Indicado pela jornalista Viviane, estive no Programa EM FORMA apresentado por Solange Frazão que vai ao ar toda segunda-feira pela ClicTV. Em um bate papo super descontraído, tive a oportunidade de falar sobre o cordel, mostrando como esta literatura vem atingindo milhares de pessoas pelo Brasil inteiro. Apesar da ênfase dada aos meus dois novos lançamentos O PEQUENO POLEGAR E A BRANCA DE NEVE EM CORDEL (Panda Books), foi possível falar de obras tradicionais como O PAVÃO MISTERIOSO em quadrinhos lançado recentemente pela Editora Luzeiro.

Solange se encantou tanto com o cordel, que já nos convidou no ar, para retornarmos ao programa em breve e falarmos mais a respeito do cordel que segundo o poeta Josué “é um estilo de vida”. Para assistir ao programa acesse: http://clictv.uol.com.br/

sábado, 7 de agosto de 2010

OS LIVROS O PEQUENO POLEGAR E A BRANCA DE NEVE SÃO LANÇADOS EM SÃO PAULO





























No último dia 07/08 foram lançados pela Panda Books os livros O PEQUENO POLEGAR E A BRANCA DE NEVE na versão cordel. O evento aconteceu na Livraria da Vila na Vila Madalena, onde tive e honra de receber diversos amigos e amigas que deixaram tudo para assistir o parto de mais dois “novos filhos”.

Fiquei muito feliz por receber amigos/as e parentes que não via há anos, pessoas de Paulo Afonso – BA que estando em São Paulo foram ao evento, parentes do Paraná, São Paulo, enfim foi uma ocasião de encontro e reencontro. A Caravana do Cordel marcou presença.

Não posso deixar de agradecer a poetisa Cleusa pelas brilhantes pinturas que fez nas crianças. Fátima, Fabrício, Bárbara e Pedro Monteiro que passaram a semana inteira ensaiando para apresentar uma performance do Pequeno Polegar. Aldy Carvalho encerrou o evento com uma música que envolveu todos os nossos convidados.

A todos, obrigadíssimo pela presença e espero que outros lançamentos ocorram para revê-los em momento tão agradável. Veja mais fotos abaixo:

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

LANÇAMENTO DOS LIVROS O PEQUENO POLEGAR E A BRANCA DE NEVE




No dia 7 de Agosto, juntamente com os membros da Caravana do Cordel, professores, estudantes e admiradores da poesia popular, lançarei na Livraria da Vila, da Fradique Coutinho, 915, dois títulos infantis.
São duas adaptações para o cordel de clássicos da literatura infantil: O pequeno Polegar (de Charles Perrault) e Branca de Neve (dos Irmãos Grimm) pela editora Panda Books. Os títulos abrem a coleção Contos em Cordel.
O evento terá início às 15h. Ficarei muito contente se você se fizer presente.