segunda-feira, 26 de abril de 2010

PAVÃO MISTERIOSO EM QUADRINHOS A NOVIDADE DO MOMENTO


BREVE DESCRIÇÃO DO LIVRO

O leitor tradicional do cordel e os amantes das HQs tem, agora, a oportunidade de guardar para sempre um tesouro tão valioso quanto o retrato da condessinha Creusa, motivo da busca do jovem Evangelista, protagonistas da história. O Pavão Misterioso atemporal, com ecos de As Mil e uma Noites e cheiro de ficção científica, voa para as estantes, movido pelo mesmo combustível que, há séculos impulsiona a criação artística: sonho.

O livro é quadrinizado por Sérgio Lima, um dos grandes mestres da história em quadrinhos no Brasil.

AUTOR - Camelo José

TITULO – O Pavão Misterioso em Quadrinhos

ISBN 978-85-7410-019-7

Número de páginas 48

Tamanho 21 x 28

Preço 25,00

Editora Luzeiro

Peça já o seu: varnecicordel@yaho.com.br

segunda-feira, 19 de abril de 2010

PAVÃO MISTERIOSO É LANÇADO EM QUADRINHOS


O cordel como diz o poeta Josué é “um estilo de vida” e esta semana está mais estiloso ainda, pois numa parceria da Editora Luzeiro de São Paulo, com a Tupynanquim do Ceará foi lançado o romance do Pavão Misterioso em quadrinhos, uma das obras mais conhecidas do “mundo do cordel para todo mundo”.

O PAVÃO MISTERIOSO, obra magna de José Camelo de Melo Rezende, ganhou versão em quadrinhos na década de 1960, pelas mãos do artista gráfico SÉRGIO LIMA. O álbum foi relançado com muita pompa na IX BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ. Um cortejo de poetas percorreu todas as alas do Centro de Convenções cantando os versos do Pavão Misterioso. (fonte: http://fotolog.terra.com.br/acorda_cordel)

Na foto os poetas João Gomes de Sá e Varneci Nascimento pousam com o PAVÃO na feira do livro da USP Leste no último dia 15/04 em São Paulo. Todos os poetas são convocados a levar este livro a todos os recantos desse país, por isso, desde já, quem quiser adquirir esse livro em nossas mãos mande o seu e-mail para:

varnecicordel@yahoo.com.br

Valor do livro: 25,00 + despesa de correio.

Aguardamos seu pedido.

domingo, 18 de abril de 2010

BIBLIOTECA BELMONTE RECEBE AUTORES DE CORDEL


No dia 15 de abril a Biblioteca Belmonte, recebeu o escritor de Alice no País das Maravilhas em cordel, o poeta João Gomes de Sá, acompanhado pelos escritores Nando Poeta, Moreira de Acopiara e eu. A convite das duas Andréias, uma que coordena a Biblioteca e outra que cuida da programação, fomos levar um pouco do Cordel as turmas do EJA. Foi um encontro interessante, muito participativo. Na foto só aparece João e eu, mas no auditório tinha quase uma centena de aluno. Meu fotógrafo falhou dessa vez, também Pedro Monteiro não estava presente, paciência...

sábado, 17 de abril de 2010

TURMA DO CORDEL VAI A USP LESTE



No último dia 15 a turma da Caravana do Cordel, oficineiros do Ônibus Biblioteca, foi até a USP Leste participar da Feira do Livro que estava ocorrendo. O Ônibus foi levado para receber a visita de diversos alunos, que foram conhecer um pouco do trabalho que é feito através dessa biblioteca ambulante que leva cultura e lazer nos quatro cantos da cidade. Foi muito bom encontrar aquela garotada sempre dinâmica e participativa.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

PALESTRAS E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM ARUJÁ


Nos dias 05 e 06 de abril estive fazendo palestras e contação de Histórias, em duas escolas no turno da manhã e da tarde na cidade da Arujá. O projeto é encabeçado pela Editora Espaço Idea, tudo sob a coordenação do escritor e editor Maurício que tem levado arte e cultura por onde passa.

O contato com as crianças do Arujá me impressionou, elas são surpreendentes assim como em todo lugar do mundo, pois quem vai pensando em ensinar termina aprendendo muito mais. Em breve contaremos mais histórias naquela bonita e hospitaleira cidade.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

CANTORIA E CORDEL ABREM PROGRAMAÇÃO CÂMARA CASCUDO



Reproduzo o convite abaixo, apenas com uma ressalva: Câmara Cascudo não é um dos maiores estudiosos da cultura popular no Brasil. É o maior. Dito isto, é um momento único de prestigiar esse gigante da nossa cultura, homenageado pelos versos bem medidos de Moreira de Acopiara. A Biblioteca Belmonte, temática em cultura popular, dá início, a partir de sábado, dia 10/04, a uma série de eventos em homenagem à vida e à obra de um dos maiores estudiosos da cultura popular no Brasil: Luis da Câmara Cascudo. Câmara Cascudo se notabilizou pela dedicação à pesquisa dos "fazeres" e "saberes" da nossa cultura popular, o que pode ser constatado na sua vasta bibliografia. Cordel e Repente Encantados de Câmara Cascudo A dupla Louro Branco & Valdir Teles desfiará em pelejas no repente, a obra de Cascudo. Moreira de Acopiara, o apresentador da Dupla, também declamará um cordel especialmente feito para o lançamento do projeto da biblioteca e o distribuirá aos presentes e aos participantes de todas as ações, ao longo de sua realização, aqui na biblioteca. Este cordel, “Luis Da Câmara Cascudo”, traz a cronologia da bibliografia de Cascudo muito bem elaborada e comentada em versos rimados. No próximo, sábado, dia 10/04, às 16hs. Manoel Moreira Júnior, mais conhecido por Moreira de Acopiara, nasceu no dia 23 de julho de 1961, no município de Acopiara, interior do Estado do Ceará, onde viveu até os seus vinte anos, entre muito trabalho e muita leitura. Começou a fazer versos ainda criança, em Acopiara, influenciado pelos poetas cordelistas e pelo poeta Patativa do Assaré, que conheceu muito cedo e com quem chegou a trabalhar um pouco mais tarde. Deixou o sertão nordestino em 1981, estabelecendo-se em São Paulo. Gravou dois CD’s com poemas de sua autoria. Publicou mais de cem folhetos de cordel e oito livros. Em 2005 foi eleito para a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, ABLC, com sede no Rio de Janeiro. O poeta repentista Louro Branco nasceu em Feiticeiro, município de Jaguaribe, Ceará, e mora em Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco. Repentista renomado, gravou vários CD’s. Como poeta de bancada publicou dois livros. Como compositor teve várias músicas de sua autoria gravadas por vários nomes da música nordestina. Primeiro lugar em centenas de Festivais de Repentistas, tem viajado o Brasil inteiro cantando repente com os maiores nomes dessa arte e declamando seus poemas, na maioria das vezes bem humorados. Valdir Teles é outro campeão do Repente e da Viola. Nasceu no berço da poesia, São José do Egito, Pernambuco, em julho de 1955, e reside em Tuparetama. Tem mais de dez CD’s gravados e é ganhador de inúmeros festivais de Cantadores Repentistas Brasil afora. Também compõe forró “pé de serra” e canta, tendo já gravado vários CD’s. Prestigie, vale a pena!!! Biblioteca Pública Belmonte Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro - 04752-010 Tel: (11) 5687 0408 e (11) 5691 0433 E-mail: bmbelmonte@yahoo.com.br
Fonte: http://fotolog.terra.com.br/marcohaurelio

segunda-feira, 5 de abril de 2010

CARAVANA DE ABRIL É REALIZADA COM SUCESSO


Já está constatado: a CARAVANA DO CORDEL é uma realidade inconteste, pois nem mesmo as chuvas torrenciais de São Paulo, impedem que o público, amante da poesia e da cultura compareça aos eventos da Caravana. No último sábado não faltou gente para assistir a Palestra de Antônio Amaury que discorreu sobre a famosa Maria Bonita, apreciar a voz de poetas e cantadores que desfilaram no palco demonstrando o que mais sabem fazer: encantar o mundo com poesia. Desse modo o nosso próximo evento já está marcado para o dia 8 de maio na Biblioteca Belmonte em Santo Amaro e você é nosso convidado especial.

Obrigado a todos que tem ajudado a CARAVANA DO CORDEL se consolidar.