quinta-feira, 17 de abril de 2025

JESUS A EXPERIÊNCIA HUMANA

  



Se hoje celebramos uma semana chamando-a de santa, isto se deve ao fato de que o filho de Deus veio fazer uma experiência entre nós seres humanos, por essa razão escrevi este livro falando justamente sobre a vivência dele entre nós. Muitas pessoas lembram apenas do lado divino do Cristo, mas esquecem a dimensão humana. Pensar assim é uma heresia, afinal ele tinha as duas naturezas, a humana e a divina. Nesta obra mostro como Jesus de Nazaré viveu em nosso meio, construindo amizade, convivendo entre os fragilizados e os descartados de sua época. Abaixo seguem algumas frases deste livro:

 “O Cristo veio quebrar as correntes do mal, libertar os cativos das amarras que impedem o encontro da felicidade. Ser feliz é uma arte, é algo interior. A felicidade está dentro de você mesmo, basta procurá-la adequadamente.”

 “Qual seu nível de segurança nas situações adversas? Sabe se esquivar das enrascadas? Devolve as ofensas usando igual moeda? Jesus os desarmava com as armas da paz. Esta força continua insuperável. A segurança emocional, atrelada a lucidez poderão lhe render os mais deliciosos frutos para saboreá-los durante as vicissitudes existenciais.

 “Você tem a coragem de se aproximar das párias desse mundo ou só se relaciona com os “aceitáveis” socialmente? Os bêbados, as prostitutas, os viciados, os fora da moda fazem parte do seu ciclo de amizade ou só se junta aos donos dos carros luxuosos, vestidos em roupas chiques? As pessoas cheias de preconceitos, estão há quilômetros de distância do carpinteiro.”

 #poesiarimada #rimasdocordel #respeito #nordestino #encontrodosdiferentes #leitura #livrosdecordel #cordel #rimar #igualdade #literatura #poesia #arte #cordelista #cultura #movimentoliterario #cordelbrasileiro #varneci #varnecidebanzae #varneciescritor #varnecibaiano #varnecinascimento #varnecicordel #rima #decima #sextilha #setilha #decassilabo #varnecipoeta #poetica

 

quarta-feira, 16 de abril de 2025

O ENCONTRO DOS DIFERENTES REVISTO


 


Este meu livro O ENCONTRO DOS DIFERENTES tem me dado frequente alegria, conquistando milhares de leitoras e leitores. Nele abordo a partir das formas geométricas, os conceitos de inclusão, igualdade e respeito nas diferenças e ao diferente. Precisei fazer um ajuste no texto porque me chegou uma observação feita por uma criança de uma escola pública aqui de São Paulo. Na Bienal de 2022 uma professora me comprou um exemplar e trabalhou com seus alunos e alunas numa turma, de repente uma criança se aproximou da professora e lhe disse: “não me sinto representada neste livro” e a professora perguntou: por que? “Porque não tem nenhuma personagem menina”. Ela estava coberta de razão e a professora entrou em contato comigo e me contou a história. Deste dia por diante fiquei pensando numa alternativa para resolver o problema e a ideia apareceu para sanar de uma vez por todas, esta lacuna. Agora é a própria Geometria, uma personagem feminina que conta a história de Tritídio, Circídio e Quatrídio, os três personagens. Veja como não é só o autor que ensina, mas quem tem leitoras feito esta criança, pode mudar uma obra e torná-la ainda melhor. Agora o livro está numa segunda edição lindíssima, após ter sido vendidos alguns milhares e ser adotado pela Prefeitura de São Paulo. O ENCONTRO DOS DIFERENTES proporciona papos e debates para tornarmos “este planeta um lugar mais habitável”, como diz @nivaldobrito. Inclusão e equidade é tudo em uma sociedade que se pretende justa e fraterna e leitura é o combustível ideal nesta busca.

 

#poesiarimada #rimasdocordel #respeito #nordestino #encontrodosdiferentes #leitura #livrosdecordel #cordel #rimar #igualdade #literatura #poesia #arte #cordelista #cultura #movimentoliterario #cordelbrasileiro #varneci #varnecidebanzae #varneciescritor #varnecibaiano #varnecinascimento #varnecicordel #rima #decima #sextilha #setilha #decassilabo #varnecipoeta #poetica

 

terça-feira, 8 de abril de 2025

EVENTOS DO FIM DE SEMANA

No último fim de semana participei de dois eventos culturais voltados para o cordel e o repentismo. No sábado dia 05/04 fui ao Anglo Alante para participar de um sarau feito pelos alunos que também fizeram uma oficina de isogravura. O evento contou com a participação dos pais com quem tive a oportunidade de falar cobre o cordel brasileiro. Um momento lúdico entre os pais e os filhos permeados por nossa literatura. As professoras ficaram encantadas com a potencialidade do cordel e o quanto essa forma poética pode oferecer à educação. As crianças apresentaram seus poemas escritos sobre o tema ÁGUA no sertão.

No domingo a tarde apresentei o 3º Festival de Repentista Amigos de São Paulo, produzido pela produtora Telma Queiroz e financiado pelo Programa Vai. Na oportunidade se apresentaram quatro duplas e cada uma cantou três modalidades: sextilha, mote em sete e mote em dez. O festival aconteceu no Centro Cultural Santo Amaro, no Teatro Leopoldo Fróes.

O festival não teve caráter de disputa, mas cada dupla recebeu um troféu por participar deste congraçamento de poetas.

 















#poesiarimada #rimasdocordel #rebeliao #nordestino #escravaisaura #leitura #livrosdecordel #cordel #rimar #revolta #literatura #poesia #arte #cordelista #cultura #movimentoliterario #cordelbrasileiro #varneci #varnecidebanzae #varneciescritor #varnecibaiano #varnecinascimento #varnecicordel #rima #decima #sextilha #setilha #decassilabo #varnecipoeta #poetica