sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

LITERATURA ENGAJADA

 


Existem críticos ferrenhos da chamada literatura engajada, porém não dizem uma palavra sobre a literatura omissa, que passa pano, finge não ter lado, mas Deus e o mundo sabem de qual lado os “isentões” estão, pois pelas práticas escancaram sua preferência histórica, e eu sinceramente não quero estar na mesma matilha que eles. Pouco adianta fingir que não gosta de política, se por natureza somos seres políticos e, que tudo, nesta existência vã e curta, é política. Acredito também na produção feita por diletantismo, mas não escrevo apenas por prazer, diante das injustiças, se impõem a luta, a indignação com os desmandos, o acúmulo de capital nas mãos de poucos, enquanto a maioria padece a falta de pão e moradia.

Não estou nesta terra a passeio, vim construir caminhos e deixar pegadas por onde passar. A forma encontrada foi a escrita, pois não posso estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas um livro chega a milhares de mãos como felizmente tem acontecido, quando beiram quase 250 mil exemplares vendidos. Em minha criação poética terá sempre uma palavra amiga a favor dos marginalizados e uma espada de dois gumes na ganância dos poderosos que roubam descaradamente, a força, o suor e o sangue do trabalhador, além de esgotar a Terra pela doença do acúmulo. Uma literatura que silencia diante disso, pode ter tudo, pode até vender, mas se tiver vida, falta alma.

Seguirei plantando as sementes colhidas em minhas leituras, escrevendo uma poesia que julgo libertadora, não violenta, mas denunciando os violentos. Escrever é uma forma de me posicionar, de me somar aos homens e mulheres de boa vontade para conclamar que somos irmãos, que há muita concentração de renda e pouca partilha. É obrigação denunciar os privilégios de alguns em detrimento da maioria sofrida, agredida em sua condição humana. Que você leitora e leitor, possam encontrar em meus cordéis, um aliado na busca de um mundo justo e fraterno, marcado pela igualdade humana.

 

#poesiarimada #rimasdocordel #jesus #jesusdenazare #sarau #leitura #cordelista #jesusdenazare #rimar #amor #jesuscristo #poesia #cordelizar #entrega #leitura #consciencianegra #cordelbrasileiro #varneci #varnecidebanzae #varneciescritor #varnecibaiano #varnecinascimento #varnecicordel #rima #decima #sextilha #setilha #decassilabo #varnecipoeta #poetica

 

Nenhum comentário: