segunda-feira, 4 de novembro de 2024

CORDEL ENCANTA ALUNOS DO FERNANDO GASPARIAN

 Comecei esta primeira semana de novembro cheio de alegria e poesia, conversando com os alunos desta escola que me receberam com alegria e respeito. Todo escritor fica feliz em ver sua obra tomando nova dimensão, foi assim que me senti hoje, emocionado pelos adolescentes interessados e felizes em nosso bate papo literário.

Acredito que o caminho menos sofrido para uma vida melhor é o da educação, por isso conto aos alunos e alunos, nas palestras que faço por este Brasil afora, que a forma de progredir é através do estudo. Compartilho a benção de ter um pai poeta, leitor de cordel e uma mãe que sabia ler, mas não aprendeu escrever, porém mesmo assim sabia da importância da escola.

Voltei cheio de esperança da EE. FERNANDO GASPARIAN, porque plantei a semente poética, a qual não sei quando germinará, contudo sei que dará fruto. Alunos(as) cheios de simpatia, chegaram cedo a escola, mesmo chovendo se fizeram presente para ouvir a minha história e a do Cordel Brasileiro. Agradeço a acolhida das professoras e professores na pessoa da professora Celina. Nosso país tem jeito, não deixemos de acreditar jamais!















 #classico #cordelclassico #literatura #artista #leiacordel #leitura #livros #romance #sonho #cordelistas #sarau #poesia #valorizar #cordelista #cultura #cordel #cordelbrasileiro #varneci #varnecidebanzae #varneciescritor #varnecibaiano #varnecinascimento #varnecicordel #rima #decima #sextilha #setilha #decassilabo #varnecipoeta #poetica

 

domingo, 3 de novembro de 2024

CORDEL ENCANTA ALUNOS EM PINHAL

Nos dias 31/10 e 01/11 ministrei palestras sobre cordel, dentro da X semana Edgard Cavalheiro, evento que celebra a memória deste pinhalense que foi um biógrafo de destaque. Estive nos Colégios Gênesis, Objetivo, Escola Champagnat e COC Pinhal onde fui bem recebido em todos. Foram palestras singulares, porque tive a oportunidade de falar para alunos e alunas interessados no tema, o que tornou o momento ainda mais agradável.

Espero que a semente do cordel lançada em Espírito Santo do Pinhal possa produzir frutos, porque a poesia é uma importante aliada na formação de cada ser humano. Agradeço ao Kaal por ter me indicado para o evento bem como a sua família Lela, Sophia e Amanda que me tratam com tanta atenção e ao Rodolfo Nuti que sempre me recebe nesta cidade com muita alegria. Viva a poesia, viva o cordel que tem fincado raízes por todo o país. Viva Edgard Cavalheiro, criador do Prêmio Jabuti e, que foi um lutador pela consolidação da literatura brasileira.