terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

A REVOLTA DOS LIVROS VOLTOU

 Ano passado vocês acompanharam por aqui a revolta que os meus livros fizeram querendo ir embora de casa. Muitos atingiram a maioridade e conseguiram zarpar, o que achei bom, contudo alguns, mesmo sendo maiores ficaram. Comecei o ano fazendo uma participação na Jornada Pedagógica de Banzaê, @secbanzae e eles descobriram que muitos exemplares foram adotados por lá e agora estão me cobrando porque eles também não foram escolhidos? O livro PAULO FREIRE, UM EDUCADOR DIFERENTE é o mais revolucionário, porque quer estar nas mãos de todas as pessoas para elas realmente entenderem quem foi este personagem importante e parem de conversar besteira a respeito deste pilar educacional brasileiro. Por sua vez O ENCONTRO DOS DIFERENTES se julga o melhor, porque segundo ele, sua narrativa promove a inclusão, fala de respeito, empatia e igualdade, ainda por cima trabalha de forma lúdica as formas geométricas. Fica aqui o convite destas obras, quem quiser lê-las vá em minha loja virtual e adote o seu exemplar, eles serão excelentes companheiros de canhada. Veja o link:


https://varnecicordel-com-br.lojaintegrada.com.br/cordel-19681466

 #poesiarimada #rimasdocordel #rebeliao #nordestino #escravaisaura #leitura #livrosdecordel #cordel #rimar #revolta #literatura #poesia #arte #cordelista #cultura #movimentoliterario #cordelbrasileiro #varneci #varnecidebanzae #varneciescritor #varnecibaiano #varnecinascimento #varnecicordel #rima #decima #sextilha #setilha #decassilabo #varnecipoeta #poetica

 

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

COMO É BOM TER AMIGOS


Todos os anos, passo mais de trinta dias de férias em minha terra natal, faço isto para me conectar e conviver com as pessoas da minha infância, revigorar o sotaque, aproveitar as amizades que mantenho; desfrutar da presença de meu pai que está com 81 anos de idade. São dias cheios de alegria, de reencontro, de rememorar lembranças, escutar as mesmas histórias de papai e ver que a cada ano elas ganham um detalhe, por isso não perdem a graça nunca. Ouvir suas narrativas sobre a luta para criar os onze filhos, para comprar as primeiras tarefas de terra, enfim volto já pensando em voltar para o ciclo se repetir.

Entre tantas coisas maravilhosas que vivencio em meu povoado Salgado, está a noite da pizza, acontecida perto de voltar a São Paulo, algo muito especial porque meus amigos e amigas se reúnem comigo, juntamos várias mesas e a alegria toma conta do ambiente, desta vez 25 pessoas marcaram presença, para nos alegrarmos, sorrirmos e compartilharmos afeto, dores, histórias, conquistas, fracassos, esperanças, amores. Não tenho como agradecer tanto carinho.

As pessoas que aparecem nestas fotos ainda fazem questão de nem me deixarem pagar a minha parte na pizza. Tem como pagar tudo isso? Não tem! Que privilégio contar com tanta amizade. Faltaram outras pessoas na foto, que as trago em meu coração. Aproveite seus amigos, deixe o virtual e vá para o real, é mais interessante e agradável. A todos que tenho a grata satisfação de chamar de amigos, só resta dizer obrigado e até o nosso próximo encontro.

 






#resistencia #rimasdocordel #cordelbrasileiro #varnecicordel #varnecinascimento #varnecibaiano #cultura #cordel #varnecirimador #varnecidebanzae #literaturabrasileira #classicodocordel #dofascinioaofascismo #poesia #omassacredecanudos #leiacordel #jesusaexperienciahumana #varneci #literatura #entrelagrimasesorrisos #pararefletiregargalhar #oencontrodosdiferentes #varnecipoeta #varnecicordelista #rima #decima #sextilha #setilha #decassilabo #poetica

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

REENCONTRO COM OS EDUCADORES DE BANZAÊ

É salutar sair da sua terra, ter sido inserido no meio das letras pelos melhores professores e professoras do mundo e depois retornar para falar um pouco daquilo que aprendeu com eles mesmos, sim porque tudo que alguém se torna dentro da intelectualidade tem um pouco de cada educador que lhe abriu as portas do conhecimento.

Sou fruto da educação de Banzaê, parti de lá com a pretensão de ser sacerdote e depois fui fisgado pela literatura, área que sempre gostei, porém jamais pensei em me tornar um escritor, hoje com aproximadamente duzentos e cinquenta mil exemplares vendidos, obras adotadas pela maior prefeitura do Brasil, pelo Ministério da Educação, centenas de escolas, premiado duas vezes pelo Ministério da Cultura e em 2023 escolhido e premiado como o título de mestre da Cultura da cidade de São Paulo. Isto não é amostramento, é resultado de uma luta árdua e cheia de gente boa que encontrei no caminho, porque sozinho ninguém faz nada.

Mas voltemos ao Banzaê: este ano estava em um povoado, encontrei a prefeita @patriciabanzae e depois recebi um chamado da Secretária de Educação @nandabanzae para uma conversa e findou que fiz uma abertura da palestra que houve na Semana de Mobilização Pedagógica. Seis anos depois reencontrei meus mestres e mestras, num momento sublime, porque estar com vocês me enche a alma. Agradeço a presença de tantas amigas e amigos que foram me prestigiar naquele momento magnífico. Beber na fonte de onde se começa uma trajetória é sempre marcante. Obrigado por tudo!

 #resistencia #rimasdocordel #cordelbrasileiro #varnecicordel #varnecinascimento #varnecibaiano #cultura #cordel #varnecirimador #varnecidebanzae #literaturabrasileira #classicodocordel #dofascinioaofascismo #poesia #omassacredecanudos #leiacordel #jesusaexperienciahumana #varneci #literatura #entrelagrimasesorrisos #pararefletiregargalhar #oencontrodosdiferentes #varnecipoeta #varnecicordelista #rima #decima #sextilha #setilha #decassilabo #poetica