sábado, 10 de maio de 2008

CLÁSSICOS DA LITERATURA MUNDIAL SÃO LANÇADOS EM CORDEL

Coleção Clássicos em Cordel O livro “Os Miseráveis”, adaptação do cearense Klévisson Viana para o clássico homônimo de Victor Hugo, abre a coleção Clássicos em Cordel, da editora paulista Nova Alexandria, ao lado de outra adaptação do autor francês - “O corcunda de Notre-Dame”, história pinçada do livro “Paris de Notre-Dame” e levada para o sertão nordestino pelo poeta alagoano João Gomes de Sá. Dirigida pelo também cordelista Marco Haurélio, a coleção pretende adaptar grandes obras da literatura mundial para a linguagem do cordel.
Versões de clássicos existem na literatura de cordel desde a época do lendário José Galdino da Silva Duda, que transformou "A Viuvinha", de José de Alencar, no cordel "Os Martírios de Jorge e Carolina". João Martins de Athayde contribuiu, entre tantos outros, com versões dos clássicos "Romeu e Julieta", de Shakespeare e "O Romance de um Sentenciado", a partir de "O Conde de Monte Cristo", de Alexandre Dumas. O imortal José Camelo de Melo Rezende reaproveitou a estrutura narrativa de "El Cid", de Corneille, para compor o magistral "Entre o Amor e a Espada". Manoel D'Almeida Filho reescreveu em cordel "Gabriela", de Jorge Amado, e recebeu rasgados elogios do autor baiano, que inclusive patrocinou sua primeira edição.
Maiores informações Editora Nova Alexandria: (11) 6215-6252 / http://www.novaalexandria.com.br/

Um comentário:

Marcos França disse...

Prezado, primeiramente gostaria de elogiar seu blog, muito bom! É louvável o trabalho para divulgar nossa cultura literária de cordel para o restante do Brasil. Tenho um blog sobre Cultura Nordestina (http://culturanordestina.blogspot.com/) e nele divulgo os mais variados aspectos de nossa cultura popular nordestina e brasileira. Gostaria de saber se existe uma possibilidade de colocá-lo entre os link de seu blog? De antemão agradeço a atenção. Abraços,