terça-feira, 12 de agosto de 2008

MARCO HAURÉLIO NO CORDEL NA CORTEZ

Dia 29 de agosto, às 19:00, o poeta Marco Haurélio estará ministrando na Cortez a palestra A Literatura de Cordel: do Sertão à Sala de Aula. Na oportunidade, o poeta apresentará matrizes de xilogravura de José Costa Leite e Enéias Tavares dos Santos e desenhos originais de Sérgio Lima e Eugenio Colonnese. Haverá também uma exposição de folhetos, de diferentes épocas, inclusive um manuscrito da História de Zezinho e Mariquinha, datado da década de 1920. Acompanharemos a trajetória de cordel, a partir de Leandro Gomes de Barros, pioneiro no gênero, até os dias de hoje. Entre os recursos disponíveis, o livro Acorda Cordel na sala de Aula, do poeta e estudioso do tema, Arievaldo Viana, e o folheto O Cordel: Seus Valores, Sua História, de João Gomes de Sá e Marco Haurélio, e a revista Cultura Crítica, publicada pela APROPUC, com edição integral voltada à literatura de cordel.
Na oportunidade, serão lançados os folhetos de sua autoria: Traquinagens de João Grilo e A Maldição das Sandálias do Sovina Abu Kasem (Ed. Tupynanquim).
Marco Haurélio é poeta e estudioso da literatura de cordel. Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, coordena, pela editora Nova Alexandria, a Coleção Clássicos em Cordel. Tem vários títulos editados, entre eles, Presepadas de Chicó e Astúcias de João Grilo e Os Três Conselhos Sagrados.
Local: Livraria CortezRua: Bartira, 317 – Perdizes – São Paulo – SPFone: (11) 3873-7111 - Fax: (11) 3875-4949 E-mail:

Nenhum comentário: