quarta-feira, 19 de agosto de 2009

CORDEL EM PESSOA E FESTA DO LIVRO



Neste sábado, dia 22 de agosto, a partir das 15 horas, acontecerá no auditório da Livraria Cultura (Cais da Alfândega) o painel CORDEL EM PESSOA, integrando a programação do VII Festival Recifense de Literatura - A letra e a voz, com a participação do poeta José Honório da Silva (Recife-PE), presidente da União dos Cordelistas de Pernambuco - UNICORDEL, e seus convidados, os cordelistas José Costa Leite (Condado - PE) e Marco Haurélio (São Paulo), este, também pesquisador de cultura popular e coordenador da coleção Clássicos em Cordel, da editora paulista Nova Alexandria.
Neste encontro, os poetas conversarão com o público sobre o cordel de ontem e de hoje, compartilhando suas vivências no universo da poesia popular e debatendo com os presentes sobre os novos horizontes que se vislumbram para o cordel, considerando o atual contexto sócio-cultural. Desnecessário dizer que, sendo um encontro com poetas, certamente não faltarão causos e versos. E dos bons! No dia seguinte, domingo, a Unicordel e a Nova Alexandria, estarão na FESTA DO LIVRO, feira literária que acontecerá na Praça do Arsenal (Recife Antigo), das 10 às 22 horas.
Contamos com sua presença.

JOSÉ COSTA LEITE (Sapé - PB, 1927). Cordelista e um dos mais importantes e conceituados xilógrafos do Brasil, dono de uma técnica apurada e de estilo muito pessoal. Começou a escrever poesia popular aos 20 anos de idade, já tendo publicado mais de 500 folhetos. Sua arte, além de ter sido exposta em diversos estados brasileiros, é também conhecida internacionalmente, com exposição nos Estados Unidos, França e Chile.
JOSÉ HONÓRIO DA SILVA (Recife-PE, 1963). Cordelista e pesquisador de cultura popular. Estreou no cordel em 1984, com o cordel "Recife-Carnaval, Frevo e Passo", tendo publicado cerca de 50 folhetos. Pioneiro na utilização dos recursos da informática em favor do cordel, e, segundo a pesquisadora Maria Alice Amorim, foi um dos protagonistas da primeira peleja virtual (duelo poético através da Internet), realizada com o poeta paraibano Américo Gomes. Idealizador e presidente da União dos Cordelistas de Pernambuco - UNICORDEL, criada em 2005. Contato: cordelista@gmail.com

MARCO HAURÉLIO (Riacho de Santana-BA, 1974). Pertence à nova geração de poetas cordelistas. É formado em Letras pela Universidade do Estado da Bahia e pesquisador da cultura popular brasileira. Em cordel, tem uma vintena de títulos editados. Entre os anos de 2005 e 2007, esteve à frente do editorial da Luzeiro. Coordena a coleção Clássicos em Cordel, da Editora Nova Alexandria. Contato: marcohaurelio@hotmail.com.


Na foto: Honório, Costa Leite e Marco Haurélio

Nenhum comentário: