domingo, 24 de agosto de 2014

QUARTA SEMANA ELIAS JOSÉ EM GUAXUPÉ

QUARTA SEMANA ELIAS JOSÉ EM GUAXUPÉ

Juntamente com o poeta João Gomes de Sá, estou participando da QUARTA SEMANA ELIAS JOSÉ, realizada na cidade de Guaxupé – Minas Gerais. Já tivemos contato com aproximadamente seiscentos estudantes do ensino fundamental aos que estão na faculdade. Hoje a noite será a vez de encontrar os educadores da cidade. Um dos mais importantes eventos literários da região, faz uma grande amostra da obra desse filho ilustre da cidade, e agora também traz o cordel para estas bandas mineiras. Durante toda a semana, além de uma visita monitorada, em que os alunos terão contato, com diversas imagens que são capas dos mais tradicionais cordéis do Brasil, a exemplo do Pavão Misterioso, terão palestras sobre esse gênero literário que vem encantando milhares de leitores pelo Brasil inteiro. Obrigado aos organizadores da festa por incluir o cordel neste grande evento.


PALESTRA O CORDEL NA SALA DE AULA

No segundo dia, participando da QUARTA SEMANA ELIAS JOSÉ o escritor João Gomes de Sá deu palestra para educadores e estudantes a respeito de como usar o cordel na sala de aula. Participei com ele deste importante acontecimento e os alunos e professoras saíram encantados com a riqueza do cordel. Foi um momento rico de troca de aprendizagem onde tivemos a possibilidade de levar o cordel a outros públicos e percebermos o quanto esse gênero literário encanta as pessoas. Após a palestra diversas alunas adquiriram livros de cordel para conhecer mais e melhor essa literatura encantadora. Obrigado a todos pela presença e pelo acolhimento com o qual temos sido recebidos durante este importante evento cultural em Guaxupé – Minas Gerais.

EXPOSIÇÃO GUIADA SOBRE CORDEL

Dentro da Quarta Semana Elias José está acontecendo à exposição de banners com as capas dos mais tradicionais cordéis. Hoje pela manhã diversos alunos das escolas da cidade vieram visitar a exposição e eu fiz uma fala para cada turma que saiu encantada com o cordel e as possibilidades que esta literatura pode oferecer aos leitores. Os alunos do ensino fundamental e médio fizeram diversas perguntas a respeito da construção, publicação e divulgação do cordel e de muitas histórias, cujas capas estão fazendo parte da exposição na Casa de Cultura de Guaxupé.

CORDEL ENCANTA CRIANÇADA DE GUAXUPE

Durante a semana que passei em Guaxupé - Minas Gerais me impressionei, como as crianças, adolescentes e jovens se encantam com a beleza e literariedade do cordel. Fiz cerca de vinte visitas guiadas para um público de todas as idades, que pôde conhecer um pouco da história do cordel e as capas de alguns dos principais clássicos desse gênero literário e é tocante como quem não conhece o cordel fica encantado com essa literatura. Cada vez mais acredito na frase cunhada pela poetisa Cleusa Santo: “O cordel só tem dois públicos, o que o ama e o desconhece”. Obrigado Guaxupé, ao Instituto Elias José por proporcionar que o cordel seja inserido nesta festa grandiosa. Lívia através de você, agradecemos a todos os envolvidos neste evento que tornam esta cidade ainda maior e mais bonita.
  

























Nenhum comentário: