domingo, 3 de junho de 2012

CORDELISTA NA EMEF “HÉLIO ZACHARIAS”








- manhã: 340 alunos
- tarde: 340 alunos
Data: 10/05/2012

Durante a manhã estava prevista a participação de 340 alunos na palestra um número expressivo, por isso pedi a direção e aos professores para dividirem em dois grupos, o que deu cerca de 170 em média. Estava temeroso, todavia, quando a coordenadora abriu o evento e me apresentou, dizendo em seguida, que precisava do silêncio e da colaboração deles, ninguém ouviu mais nenhum aluno dizer uma palavra e nem foi preciso professor reclamar, só abriram a boca na hora das perguntas, cada uma diga-se de passagem mais inteligente do que a outra.
Fiquei impressionado, mas ainda permaneci quieto, esperando a vinda do segundo grupo da manhã, e o grupo veio e novamente mostrou disciplina ainda mais exemplar. Fez-se quase um silêncio fúnebre e a voz daqueles alunos mais uma vez só foi ouvida na sessão de perguntas. Essa segunda turma foi ainda melhor do que a primeira. Sair daquele pátio impressionado e ao chegar à sala dos professores fui investigar a razão daquela postura, pois de tão normal me assustou, e a resposta dos professores foi de que aquele colégio atende muitos alunos da zona rural.
Voltei a tarde àquela encantadora escola e para minha surpresa as turmas da tarde quase superam as da manhã em disciplina e simpatia.
Durante o período da tarde foi-me apresentado o trabalho feito por uma aluna já para o Projeto meu Primeiro Livro, ela fez cinco ou seis estrofes de cordel, e simplesmente o trabalho dela estava quase perfeito. Sem que a aluna soubesse li o poema dela para todos os colegas e depois a chamei à frente para que nos contasse com quem ela havia aprendido a escrever cordel, e a menina brilhantemente nos emocionou dizendo que o seu avô era cearense e sempre leu cordel em sua casa e através dele, conheceu esta literatura.

Nenhum comentário: