quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O CAVALO DAS PATAS DE OURO




É mais um título cujo autor é do Rio Grande do Norte, assim quatro autores deste importante estado do Nordeste dão sua contribuição na produção do cordel que vem crescendo cada vez mais. Abaeté com outros poetas fundou a Casa do Cordel em Natal e agora estreia na Editora Luzeiro.

APRESENTAÇÃO

O CAVALO DAS PATAS DE OURO do Poeta Cordelista Abaeté do Cordel, é uma viagem atual ao mundo antigo, onde o autor, utilizando ingredientes de uma paixão impossível e proibida entre o plebeu Albertino, filho de uma criada do palácio, e a princesa Inês, compõe seu enredo em versos líricos de sete sílabas, estruturados na sextilha tradicional rimadas em AXBXCX. O autor destila com linguagem atual e coloquial, cenas claras de amor, aventura e bravura na busca destemida do plebeu seresteiro Albertino, visando resgatar a Princesa Inês que se encontra exilada e condenada ao encanto por trinta anos pelo Rei, no REINO DA ILUSÃO. Para atingir tal objetivo, Albertino utiliza-se de seu bravo cavalo VENTANIA, premiado cavalo, campeão em todas as competições, com suas patas de ouro, veloz como o vento. Enfrentará tenazmente desafios, monstros e serpentes em batalhas.
O Poeta Abaeté do Cordel mostra sua fluência na arte de versejar, imprimindo em seus versos elementos obrigatórios para um cordel autêntico, tais como o humor, expressões puramente coloquiais, a oralidade e a simplicidade (Infeliz das costas ocas / Cabra de peia safado).
A Grécia Antiga citada no início é deixada para trás, adentrando logo à seara nordestina, quando o intrépido, Cabra da peste Albertino enfrenta tudo e todos para ser feliz no final, como cabe a todo romance que se preza. Abaeté, autor de centenas de títulos de cordéis, com seu CAVALO DAS PATAS DE OURO, vara longe nas veredas do cordel, percorridas com muita resistência e bravura tal qual seu herói Albertino. O romance de Abaeté pode muito bem ser recitado no meio de uma feira, na varanda de uma fazenda, no shopping ou nas alamedas universitárias. Abram alas para o contador cordelista, o cordel vai cantar pros quatros cantos ouvir mais uma bela história de amor e aventura num reino e num tempo bem distante.

Manuel de Azevedo
Poeta, Professor e Músico
Natal – RN, 2014
SERVIÇOS:
ISBN 978-85-7410-203-0
Tamanho: 13,5x18
Vendas pelo e-mail: vendas@editoraluzeiro.com.br
Valor: R$ 5,00


Nenhum comentário: