terça-feira, 20 de agosto de 2024

CONFLITOS ENTRE DUAS OBRAS CLÁSSICAS

Desde ontem estou tentando apaziguar um conflito entre meus livros Memórias Póstumas de Brás Cubas e a Escrava Isaura, ambos em cordel. Acordei com a discussão pesada deles, cada um se achando o mais importante para a Literatura Brasileira. Quando vi que iriam se pegar no tapa, fui obrigado a interferir. A Escrava Isaura disse ao Memórias Póstumas: — Veja a minha importância, quando fui lançado em 1875 você nem sonhava em nascer, trato do tema triste e relevante para o Brasil, a famigerada escravidão, já você fala apenas de um morto que não tem importância nenhuma e conta a sua história de trás pra frente. Aí o Memórias aproveitou a deixa e lhe respondeu: — Por isso mesmo sou um divisor de águas da literatura, quando fui lançado em 1881 os críticos nem sabiam como me classificar, dada minha genialidade. Também falo em escravidão, se quer saber. Ao que a Escrava lhe disse: — Não podemos mais ficar sob o mesmo teto, ou esse Varneci toma providência e separa a gente em endereços diferentes, ou a coisa vai pegar fogo por aqui. A prova de que sou grande, está até no nosso tamanho, veja. E o Memórias retrucou: — Tamanho não é documento. Vejam aí meus leitores e leitoras, me ajudem a resolver esta pendenga.

 #poesiarimada #rimasdocordel #literatura #nordestino #memorias #leitura #postumas #cordel #rimar #escravaisaura #educacao #poesia #debate #cordelista #cultura #movimentoliterario #cordelbrasileiro #varneci #varnecidebanzae #varneciescritor #varnecibaiano #varnecinascimento #varnecicordel #rima #decima #sextilha #setilha #decassilabo #varnecipoeta #poetica




Nenhum comentário: