segunda-feira, 29 de agosto de 2011

IMPRESSÕES SOBRE O FÓRUM I


Foi muito interessante o que ocorreu no dia 27/08 na AÇÃO EDUCATIVA em São Paulo, o I Fórum do Cordel para discutir esse importante gênero literário brasileiro. O Tema tratado pela manhã foi: CORDEL BRASILEIRO: TRADIÇÃO & CONTEMPORANEIDADE proposto a dois palestrantes Francisca Batista e Moreira de Acopiara.
Francisca, pesquisadora atenta, conduziu os presentes a uma importante reflexão a respeito do cordel, mostrando que há diferenças entre um poeta que reside em São Paulo e outro que mora no Nordeste. O trabalho de sua conclusão de curso foi analisar várias obras cordelizadas sobre a figura de Lampião e em sua exposição deixou claro que até nisso os autores de cordel diversificam, pois cada um traz visões completamente diferentes umas das outras, o que torna essa literatura ainda mais rica. Seguindo suas pesquisas, Francisca se embrenha pelo mestrado analisando agora o Movimento Escola Caravana do cordel.
Moreira de Acopiara demonstrou em sua fala algumas modalidades do cordel, recitou poemas e polemizou quando colocou que Patativa do Assaré teria sido um poeta mais completo que Leandro Gomes de Barros, o que foi discordado por Marco Haurélio e Varneci Nascimento.
No decorrer das novas postagens vamos apontando nossas impressões a respeito desse que foi um grande evento da CARAVANA DO CORDEL.

Nenhum comentário: