Uma das pessoas mais brilhantes do século XX, no meu entender e de milhares de pessoas foi o indiano Mahatma Gandhi. Um homem que impressionou o mundo com o exemplo de vida que deu através da não violência, lutando pela libertação da Índia que fora espoliada por dezenas de anos pelos ingleses.
O cordel sempre contou a história de grandes vultos e é isto que o estreante no mundo cordeliano, Paulo Henrique faz, ao escrever GANDHI UM HOMEM CHAMADO MAHATMA. Esse é mais um título da coleção Luzeiro.
A obra está impressa em um folheto de 16 páginas onde o autor sintetizou os momentos principais da vida dessa grande alma como bem quer dizer seu nome Mahatma Gandhi. É um cordel que certamente vale a pena leitor conhecer. Nunca tinha visto nenhum cordel falando um pouco desse grande pacifista.
VEJA AS PRIMEIRAS ESTROFES:
Deus eu peço que me seja,
Hoje meu acompanhante.
Pra descrever uma história
Muito mais que fascinante
Sobre o maior indiano,
Um exemplo apaixonante.
Conceda-me, por favor,
Rima, métrica e sapiência
Para que nesse cordel
Esteja tudo em vigência
E depois unam-se as três
A força da inteligência.
É sobre Mahatma Gandhi,
O que eu vou escrever.
Um homem inteligente,
Que fazia acontecer,
A Índia não foi à mesma
Depois dele aparecer.
Capa: André Mantoano
Capa: André Mantoano
RESUMO BIOGRÁFICO DO AUTOR
Paulo Henrique Ferreira da Silva, nasceu na cidade de Santa Rita-PB em 09 de fevereiro de 1980. É filho de José Gomes da Silva (in memoriam) e Elita Matias Ferreira. Graduado em história pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) esse é seu primeiro folheto a ser publicado. Escreveu também “Os Reis do Nordeste” cordel que fala da vida e obra de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, os dois maiores expoentes da música nordestina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário