sábado, 14 de fevereiro de 2015

CATORZE ANOS DE VIDA DEDICADOS AO CORDEL


Este ano completo 14 anos de viagem pelo mundo literário e tudo começou na cidade de Paulo Afonso, Bahia, narrando a história do terceiro bispo dessa diocese. Dom Mário Zanetta era um pastor de fato, italiano, chegou ainda jovem ao Brasil e se dedicou inteiramente a melhoria do povo sofrido do sertão baiano e ao anúncio da mensagem de Jesus Cristo.
Em 1988 foi nomeado bispo e este homem de maneira incansável serviu aos mais pobres de nossa região. Em 1998 foi acometido por um AVC, e acompanhei de perto seu sofrimento e sofri juntos com os diocesanos. Esperávamos que ele saísse vivo daquele acidente vascular cerebral, mas infelizmente foi impossível e em 13 de novembro partiu ao encontro do Pai.
Na mesma noite de sua morte, comecei a escrever os primeiros versos e por volta de dois meses depois a obra estava acabada, contudo só viria a publicá-la no ano de 2001. O cordel ficou engavetado por quase quatro anos, porém quando a lancei ainda fui criticado, disseram que eu estava me aproveitando do nome de dom Mário. Essas críticas não foram suficientes para me fazer parar e hoje, catorze anos depois, são 75 obras publicadas e quase 200 mil exemplares vendidos por todo o país.
A capa que ilustra essas linhas foi da primeira e da segunda edição que saiu em pouco tempo. O nome de dom Mário de fato era uma referência na região, entretanto, boa parte desse livro também foi vendida em São Paulo onde ministrei a primeira palestra sobre cordel brasileiro, achando que sabia de tudo, no entanto, atualmente vejo o quanto não sabia de nada, porque escrever, seja em qual gênero for, será um difícil e eterno aprendizado.
Abaixo estão as primeiras estrofes desta história que me abriu as portas para o mundo da literatura brasileira. A capa na cor verde foi preparada para a terceira edição, publicada pela diocese de Paulo Afonso quando completou dez anos de sua morte.

O poeta só escreve,
Quando está de veneta.
Como nesses dias estava,
Daí peguei a caneta
Para contar a história
Do bispo Mário Zanetta.

Vinte e nove de Janeiro
Lá na Itália nasceu;
No ano de trinta e oito
Essa luz resplandeceu
Predestinado a vir
Servir Jesus, em quem creu.

Luigi e Rosa Zanetta,
Os pais daquela criança,
Quando olhavam pra ela
Enchiam-se de esperança,
Pois como todo menino
Transmitia confiança.

Cresceu em meio aos colegas
Fazendo estripulia;
De tio, avô e avó!
Era a grande alegria,
Sentimento este que,
Desde cedo transmitia.

Um desejo bem profundo,
Cresceu no seu coração:
De servir a Jesus Cristo
Sentiu ser sua missão
Por meio do sacerdócio
E amando a cada irmão.

Nenhum comentário: