segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

TRÊS CORDÉIS DA LUZEIRO SÃO ADOTADOS EM REDE MUNICIPAL DE JAPERI


O autor não deve estar preocupado em escrever para ser adotado na escola, mas deve preocupar-se que a sua obra, tenha tanta qualidade que a educação deseje adotá-la. Machado de Assis nunca escreveu para escola, todavia sua qualidade literária é tanta que é impossível uma educação que se preze não se debruçar sobre o que este grande literato escreveu.
Com o cordel não pode ser diferente, o autor deve se esmerar naquilo que produz que fatalmente seus escritos cheguem aos estudantes de todo o país. Recentemente tivemos três cordéis da Luzeiro adotados pela Secretaria de Educação da prefeitura de Japeri no estado do Rio de Janeiro. Os títulos são A guerra dos Passarinhos de Manoel D’Almeida Filho; O Gato de Botas de Josué Gonçalves de Araújo e o Hino Nacional em Cordel de Cacá Lopes.

Cerca de trinta mil exemplares foram destinados aos alunos da rede municipal para que tenham contato com este gênero literário que vem encantando o Brasil de norte a sul. Parabéns aos autores e capricho para aqueles que querem ver as suas obras se perpetuando, lembrem-se da máxima “que o cordel deve ser difícil de fazer, mas fácil de entender”. O cordel tem galgado grandes patamares, mas ainda temos milhões de brasileiros para atingirmos com a sua beleza poética.

Nenhum comentário: