segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

PRESENÇA DAS MULHERES NO CORDEL

  Em cada viagem literária que faço, as descobertas vão se ampliando. Dessa vez conheci novas poetas atuando no mundo cordeliano no Rio Grande do Norte. É sempre um alento vermos este gênero literário ganhando novas cores e contornos sob a batuta das mulheres que abraçam o cordel como um ato poético e político, seja como ferramenta educacional, seja apenas pelo prazer e deleite de contar suas histórias e compartilhar aquilo que trazem guardados em seus corações e almas.

Por ocasião do oitavo Círculo Natalense do Cordel, estreitei o contato duas mulheres, ambas professoras, mas que atuam escrevendo cordel e fazem dele a ferramenta didática e lúdica. Foi uma alegria ser presenteado com as obras da @poetisadorinharocha123 que escreveu Os irmãos João e Maria, do sertão do Seridó; Um ser sertão e de @goretemacedo autora de Emmanuel Bezerra: estudante exemplo de luta pela democracia, entre outros folhetos.

As mulheres perspicazes como ninguém, estão sempre nos oferecendo coisas novas, abrindo caminhos e construindo pontes para que sigamos amando e percebendo a riqueza do cordel. Nada escapa dos seus olhares, Dorinha fala da riqueza do ser sertanejo e Gorete, denuncia através do seu poema, os desmandos e assassinatos provocados pelo regime militar, assassino de tantas pessoas durante mais de duas décadas da nossa famigerada história. Lamentavelmente mais de três décadas depois, a anistia para criminosos do passado e do presente continua rondando nossas vidas. O Brasil tem tradição golpista, e flerte constante com o fascismo, continua produzindo episódios lamentáveis, contudo nada disso escapa da faina poética destas mulheres que colocam o dom a serviço do lúdico e da luta por direitos iguais para todos. Obrigado Dorinha e Gorete por sua contribuição singular a literatura brasileira.

 




#literario #cordelclassico #literatura #repente #leiacordel #leitura #debate #romance #forro #cordelistas #sarau #poesia #arte #cordelista #rimar #cordelista #cordelbrasileiro #varneci #varnecidebanzae #varneciescritor #varnecibaiano #varnecinascimento #varnecicordel #rima #decima #sextilha #setilha #decassilabo #varnecipoeta #poetica

Nenhum comentário: